Tanto o marxismo quanto o capitalismo estão enraizados numa filosofia materialista. Para os dois lados, os maiores problemas da sociedade são consertados ao se atender as necessidades materiais das pessoas, focando na economia. Os capitalistas entendem a economia como central, e acreditam que se você focar na economia e consertar os problemas econômicos, a sociedade vai se consertar magicamente. Os marxistas acreditam na mesma coisa, especialmente aqueles que poem a luta de classes acima de tudo.
As duas ideologias se recusam a enxergar o significado mais profundo da vida e os grandes mistérios da existência humana. Os valores mais nobres, espirituais e heroicos a que nascemos para aspirar. Dessa forma, ao se preocupar apenas com as necessidades materiais, como se só isso existisse, desprezam as verdadeiras necessidades dos homens.
Enquanto é objetivo declarado do marxismo destruir as instituições que estão em seu caminho (família, a igreja, a moral cristã), o capitalismo, sem declarar esse objetivo, parece cumpri-lo com mais eficiência, pelo mesmo motivo.
"O capitalismo moderno é tão subversivo quanto o marxismo. A visão materialista da vida na qual os dois sistemas se baseiam é idêntica. Enquanto nós falarmos apenas sobre classes econômicas, lucro, salários e produção, e enquanto nós acreditarmos que o real progresso humano é determinado por um sistema específico de distribuição de bens e riquezas, não estaremos nem perto daquilo que é essencial." - Julius Evola
Nenhum comentário:
Postar um comentário